Na Internet, um IP é um endereço único que é atribuído a cada dispositivo que se conecta à rede. Este endereço é composto por uma série de números que identificam de forma exclusiva o dispositivo em questão.
O IP pode ser atribuído de forma dinâmica, ou seja, pode ser alterado a cada vez que o dispositivo se conecta à rede, ou de forma estática, quando é atribuído um endereço fixo que não muda.
Quando um dispositivo se conecta à Internet, o seu endereço IP é utilizado para permitir a comunicação com outros dispositivos e para que os dados possam ser transmitidos de forma eficiente.
Além disso, o IP pode ser utilizado para identificar a localização geográfica do dispositivo, embora isto não seja sempre preciso, uma vez que os endereços IP podem ser encaminhados através de redes diferentes em todo o mundo.
Em resumo, o IP é um elemento fundamental da infraestrutura da Internet, que permite que os dispositivos se conectem e comuniquem entre si. Sem ele, seria impossível a existência da rede tal como a conhecemos hoje.